Na
acirrada guerra dos games portáteis, duas gigantes do mundo dos
games se enfrentam cara a cara. Enquanto a Sony prepara seu game play
atrás
do nome construído com o playstation, a Nintendo revoluciona e
tenciona o mercado com uma solução inédita e inovadora
em conceitos de design, engenharia e jogatina. Com suas armas em punho
as empresas nipônicas apresentam orgulhosamente seus produtos.
A Nintendo deixou para trás sua imagem de games infantis e apresentou
a versão definitiva do Nintendo DS, com design mais ousado, telas
maiores e em formato Wide, controladores analógicos mais precisos,
alto-falantes de qualidade industrial e um nome definitivo: Nintendo DS
mesmo, mas ao contrário do nome genérico que se referia ao
código de fabricação do produto, agora o nome é em
homenagem a “Dual Screens”.

Com dois visores – um sensível ao toque, reconhecimento de
voz, rede sem fio de alta velocidade e chat como atrativos principais,
o DS tem um copo montando em platina de alta resistência e incrível
leveza, em formato de folder. Os botões controladores de jogo são
sensíveis a diferentes pressões, assim como no Game Cube,
e uma caneta stylus fica escondida na lateral do aparelho. A Nintendo garante
que a malha sensível utilizada no visor inferior é de extrema
resistência, capaz de suportar o mais assíduo gamer. A jogabilidade é incrível,
em Metroid Primer (da própria Nintendo), você joga em primeira
pessoa, controlando a câmera, atirando, recarregando, tudo pela tela
touch sensitive. A semelhança com um mouse de computador é incrível,
e essa é uma enorme vantagem para a Nintendo.

Apenas um dos visores
pode executar gráficos 3D, mas cada jogo pode definir se esse visor
será o inferior – sensível ao toque – ou o superior,
deixando o sensível livre para mostrar outras telas do jogo, como
mapa, inventário, personagens ou texto. Isso garante que, em um
jogo como Metroid Primer os gráficos 3D sejam exibidos no visor
inferior, onde o usuário clica e arrasta no cenário, deixando
o superior
livre para exibir o mapa do local com a posição do jogador.
Já em jogos como Need For Speed (Eletronic Arts) que não
utilizam a função do visor sensível, os gráficos
3D são exibidos no superior, deixando o inferior para exibir informações
como a pista, a posição de cada jogador, etc. A diversidade
de possíveis combinações entre as telas garante ótimo
conforto e jogabilidade para todos os tipos de games. O suporte ao visor
inferior aumenta ainda mais com a capacidade de reconhecer o toque do dedo
além da stylus.

Na versão definitiva do produto, os botões são maiores
e se destacam, o que facilita bastante e aumenta ainda mais a jogabilidade.
O DS vem com um microfone embutido, que é capaz de reconhecer e
distinguir comandos de voz. No futuro será possível até controlar
movimentos e ações do jogo somente com a voz, e até fazer áudio
conferência na internet. Falando em chat, o player da Nintendo possui
rede wi-fi 802.11b, e pode conectar até 16 jogadores ao mesmo tempo.
Além de batalhas massivas multiplayer, com o software chamado PictureChat é possível
escrever ou desenhar na tela sensível e fazer um chato com outros
DS.

A conexão do DS à rede wi-fi é feita pela tecnologia
IEEE 802.11b, com um protoco exclusivo da Nintendo, que garante baixo consumo
de energia. Além disso, a Nintendo mantém servidores na internet
para que os DS possam jogar em redes com infinitos usuários, somente
barrados pela limitação multiplayer do jogo. Isso significa
que se um jogo resolver oferecer suporte para mil jogadores simultâneos,
mil jogadores poderão jogar pelo servidor da Nintendo. Surpreendente!

A mídia de armazenamento do DS ainda é um cartucho, mas bem
diferente do dos GameBoys. A novo cartucho é muito mais fino, e
apresenta um tamanho bem menor, além de que ao contrário
dos anteriores que armazenavam 256Mb, esses armazenam até 1Gb de
dados. Segundo a Nintendo a nova mídia tem um custo e tempo de fabricação
baixos, o que baixam o preço do produto e garante que os games não
se atrasem para chegar as lojas. Além disso, os novos cartuchos
consomem menos energia e podem trocar informações rapidamente,
diminuindo o tempo de carregamento dos games.
Em 3D, o DS utiliza ferramentas gráficas da própria Nintendo,
e pode rodar games com até 60 frames por segundo com uma resposta
ultra-rápida de pixels no visor. Essa é a mesma qualidade
do console Nintendo 64.

O som é um caso a parte. Dois alto falantes com 16 canais de som
garantem um som perfeito para música ou voz, e, apesar da função
estar disponível, o DS não precisa de fones de ouvido para
reproduzir som estéreo.

O desempenho é excepcional. Dois processadores – um ARM9 e
um ARM7 – dividem as tarefas e conseguem gerar respostas rápidas
para os cálculos e comandos de jogo.

O DS possui recursos para economia de energia de ponta. Dos processadores
a mídia utilizada, tudo foi projetado para economizar bateria. Além
disso, a qualquer momento do jogo você pode apenas e fechar o DS
e ele dorme. Basta reabri-lo para recomeçar o game de onde parou;
essa função lembra muito o instant-on do Mac OS X. Ou ainda
quando você recebe uma mensagem de alguém, o DS pausa o jogo
e leva-o até a tela principal, de onde você pode ler a mensagem
e retornar ao jogo ou simplesmente ignora-la.

Outra vantagem do DS é a possibilidade de leitura de cartuchos de
Gameboy Advance além dos do próprio DS, o que faz com que
o produto já nasça com várias centenas de jogos disponíveis.
Além disso, a porta para cartuchos do GBA pode ser usada para adicionar
novo hardware, expandido as opções do DS sem afetar seu tamanho
e desenho (uma vez que o novo hardware fica “escondido” no
slot).

Já o PSP, ou PlayStation Portable apresenta uma aparência
em plástico preto, que apesar de resistente a eventuais quedas,
não se compara à platina do DS. Com uma única tela
de pouco mais de 4 polegadas widescreen, o aparelho possui botões
idênticos ao do seu irmão mais velho, o PlayStation 2. Ainda
que a jogabilidade possa ser afetada pelo seu desenho em barra – que faz
com que os botões fiquem na mesma linha do visor – os botões
analógicos a 2 graus de pressão garantem uma boa experiência.
O autofalante estéreo fica bem embaixo da mão do jogador,
o que pode atrapalhar a qualidade o áudio. Porém, usando-se
fones de ouvido é possível corrigir esse problema.

A ausência de design no PSP é tão inconfundível
como no PlayStation 2. A posição dos botões (com exceção
dos controladores de jogo) é muito inusitada e impensada, e o aparelho
definitivamente não foi projetado pensando-se em aparência.

Um detalhe interessante do PSP é o espaço em plástico
transparente nas costas do aparelho, o que permite ao jogar observar o
disco girando. Ainda que a função seja inútil, é um
dos poucos detalhes no PSP que mostra criatividade.

O PSP apresenta interfaces USB para acessórios e wi-fi para multiplayer.
Ainda que o console use USB não é possível adicionar
acessórios que não tenham sido desenvolvidos para ele. Ainda
assim, alguns acessórios como GPS, apesar de fazerem mais sentido
em objetos como celulares, podem tornar o PSP um pouco mais emparafernado.
O wi-fi é o mesmo utilizado no DS, o 802.11b, porém a Sony
não utiliza nenhum protocolo especial, e se você não
tomar cuidado com essa função ela pode esgotar sua bateria,
para prevenir isso, o PSP vem com uma chave, para ligar e desligar a rede
sem fio. Além disso, o console não é capaz de ligar
mais de 6 usuários ao mesmo tempo, o que torna impossível
batalhas em massa.

A qualidade gráfica e o desempenho do PSP, por sua vez, não
deixam a desejar. Apesar do fato de todas as informações
terem de ficar amontoadas em um único e pequeno display, e da jogabilidade
ser limitada a botões, o processador e a placa gráfica agüentam
o mais exigente jogo.

O sistema do PSP é capaz de rodar vídeos e mp3, o que mostra
que a Sony se preocupou mais em fazer um PocketPc com games do que um gaming
system. As mídias do PSP são parecidas com MDs, mas com capacidade
inferior e um “case” plástico que faz com que o disco
fique quase quadrado.

O PlayStation Portable não trás muitos atrativos como vídeo
game, é na verdade um mini PS2, com algumas limitações
extras. Pelo tamanho avantajado do aparelho, era de se esperar recursos
mais surpreendentes.
O catalogo de títulos para os consoles é praticamente o mesmo.
Com exceção das próprias Sony e Nintendo, e poucas
outras, a maior parte das empresas desenvolverá seus títulos
para as duas plataformas. Aí a Nintendo leva outra vantagem: além
de ter 21 desenvolvedores a mais para seu console, por si só ela
produz mais títulos do que a Sony.

Apesar de todos os “poréns” pelo Portable, os dois
sistemas têm tudo para garantir uma experiência fantástica
em games portáteis, agora é só esperar e conferir.

As comparações técnicas:

Nome

Nintendo DS PlayStation Portable

Dimensões

Não disponível*

170mm x 74mm x 23mm

Peso

Não disponível*

260g

CPU

Dois processadores, um ARM9 e um ARM7.

Processador único de formato proprietário da Sony.

Visor

Dois visores megawide de 3 polegadas cada. Visor inferior sensível
ao toque.

Visor único de 4.3 polegadas megawide e controle de brilho
da tela

Som

Dois alto-falantes estéreos, conector de fone de ouvido e controle
de volume.

Autofalante único estéreo, conector de fone de ouvido e controle
de volume.

Sem fio

Wi-fi 802.11b integrado.

IrDA, e Wi-fi 802.11b integrados

Com fio

Tecnologia proprietária Nintendo

USB 2.0

Mídia

Mini cartuchos de 1Gb

Universal Media Disc, 60 mm de diâmetro, tecnologia proprietária,
1,8Gb.

Cores

Prata com detalhes em preto

Preto

Armazenamento

Interno

Sony Memory StickTM PRO Duo

Conveniência

Case de carregamento, design “folder” com flip ativo.

Controle remoto IrDA,  microfone.

Botões.

Direcionais, funções (A, B, X, Y), teclas superiores (direita
e esquerda), dois botões multifunção e liga/desliga.

Direcionais, funções (bola, quadrado,
triangulo, cruz)< style='font-size:8.5pt;font-family:"MS Shell Dlg"'>, teclas superiores (direita e esquerda), “start”, “select” e “home”,
liga/desliga, controles de brilho e volume e botão para ativar
a rede sem fio.

Acessórios

Serão divulgados apenas no lançamento do produto.

Fone de ouvido com controle remoto, fone de ouvido com controle
remoto e microfone, bateria adicional, case de carregamento,
câmera USB, gps USB e teclado USB.

Produtoras de games:

120 total, 100 únicas

99 total, 92 únicas

Máximo de Jogadores Simultâneos em rede

16

6

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* Como a Nintendo apresentou um novo design para seu portátil, as
informações relacionadas a dimensões e peso não estão disponíveis.

 

Ricardo Simioni