Chegou o período de férias, viagens, passeios interessantes pelo Brasil e a ótima companhia de família, amigos e do seu smartphone. É ele que poderá possibilitar que essas férias sejam  inesquecíveis para a vida toda. Que tal algumas dicas de como melhorar suas fotos e sua performance como fotógrafo amador?

Férias

Férias (foto Pixabay)

As câmeras de smartphone melhoraram muito nos últimos anos, trazendo não somente câmeras com mais recursos, como também um pós-processamento mais inteligente para as fotos tiradas. Até mesmo modelos mais simples de celular podem ter câmeras boas. É difícil definir no mercado atual o celular com melhor câmera, sendo que muitos modelos trazem não somente câmeras boas na parte traseira como também existem  celulares com câmera frontal boa também. 

As empresas de tecnologia mobile precisam trazer recursos interessantes para que usuários tenham vontade de trocar seus smartphones. Um desses recursos, sem dúvida tem sido as câmeras desses aparelhos. Recursos como foto com desfoque, também conhecido como “efeito bokeh”, entre outros, fazem parte das novas câmeras de celulares.

Fotos podem ficar ótimas com seu celular

Fotos das férias podem ficar ótimas com seu celular (foto Pixabay)

Mas tirar uma boa foto não depende somente da câmera, mas também da pessoa que dispara no momento certo, o fotógrafo. Então decidimos listar algumas dicas bacanas de fotografia para smartphones abaixo.

Tire muitas fotos!

As câmeras DSLR digitais possuem como característica permitir tirar muitas fotos em poucos segundos, então se você tirar cerca de 200 fotos deve conseguir escolher pelo menos uma razoável, que satisfaça o seu gosto por perfeição. Essas câmeras profissionais ou semi-profissionais, no entanto, são grandes e pouco portáteis, o que as torna pouco práticas. A maior parte dos apps de captura de fotos dos smartphones atuais já possui o modo “burst”, ou seja, o recurso que permite que você mantenha pressionado o botão de captura e a câmera tire fotos sequencialmente.

Câmera DSLR

Câmera DSLR – muitos recursos, porém pouca portabilidade preço alto

A visualização das fotos tiradas nesse modo geralmente são simples, no app padrão do seu smartphone. Celulares Samsung, por exemplo, agrupam essas fotos em álbuns próprios, o que facilita muito na hora de escolher a melhor.

O modo Burst é muito útil para fotos de crianças, fotos em grupo (sempre há alguém pedindo por outra foto) e temas com muito movimento, como esportes ou animais de estimação. Alguns celulares permitem que você mantenha de forma simples algumas capturas e descarte o restante das fotos, o que é bastante útil.

Filme para tirar fotos…

Uma dica interessante é gravar um vídeo na resolução mais alta que o seu smartphone permite, por exemplo 4k – se for possível – e selecionar um quadro que você achou interessante, tornando-o uma foto. Uma captura de foto de um vídeo 4K torna-se uma foto com mais de 8MP. Esse processo pode ser feito enquanto se filma, todos os apps padrão permitem que se tire foto enquanto a filmagem é feita. Mas isso pode ser feito posteriormente à gravação do vídeo também.

Filmar e capturar fotos ao mesmo tempo pode ser interessante (foto Pixabay)

Você precisa do flash?

Os smartphones evoluíram muito para possibilitar fotos melhores com pouca luz, para que você não precise sempre do flash nesses casos. O fato é que o uso do flash pode estragar o que poderia ser uma boa foto.

Muitos dos smartphones atuais são capazes de tirar ótimas fotos sem o flash. Então, da próxima vez que você tirar uma foto no fim de tarde ou dentro de casa, experimente algumas capturas com um flash e várias sem ele.

Haverá com certeza momentos de pouca luz de verdade, em que o flash é a única opção, mas não custa nada experimentar a força de uma luz natural ao tirar fotos.

O sol é seu amigo

A não ser que você queira tirar uma foto de silhuetas, não vá contra o sol quando tirar fotos de pessoas. O sol é seu amigo e muito importante para as fotos, então deixe-o iluminar os seus objetos e pessoas, ao invés de apontar sua luz para a câmera diretamente.

Use o sol a favor.. ou contra

Use o sol a favor.. ou contra (foto Pixabay)

Falando no astro rei, busque as melhores horas do dia para tirar fotos.  Esses momentos podem ser logo após o nascer do sol ou um pouco antes do pôr do sol. A iluminação nesses momentos  pode ter variações de cores muito interessantes para as suas capturas.

Nove áreas na tela: a grade

Uma das dicas básicas de fotografia para smartphones é aprender a regra dos terços. Não conhece? Então vamos lá: essa regra pede que você divida o visor da câmera em nove áreas. Isso pode ser feito habilitando o recurso de  grade da câmera em seu smartphone ou, se o seu telefone não tiver esta opção, você pode facilmente perceber e separar o assunto visualmente.

Esta regra determina que os objetos devem preferencialmente ser posicionados nos pontos de interseção dessas linhas. É um ótimo ponto de partida (e a grade também ajuda você a manter os alinhamentos da foto).

Grade para tirar fotos

Grade pode auxiliar na hora da foto (foto Pixabay)

Claro que nem toda regra deve ser seguida, então se a regra dos terços ajuda, um enquadramento não linear ou não convencional poderá fazer uma grande diferença na qualidade e originalidade das suas fotos. Por isso, não tenha medo de testar e experimentar tudo. Além disso, a regra dos terços torna-se inútil se você pretende cortar a foto no formato quadrado para o Instagram por exemplo (apesar de que o app já permite fotos em outros formatos também).

HDR deve ser usado

Quase todos os smartphones atuais no mercado possuem um modo HDR, que combina várias fotos em uma, para formar uma imagem melhor. Ao usar o HDR, você consegue mais detalhes nas sombras e nas partes claras da cena. Alguns apps ativam o HDR  de forma automática, enquanto outros permitem habilitar o recurso nas configurações. Quanto mais fácil e simples de ativar, melhor!

O modo HDR evoluiu muito nos últimos modelos de câmeras, mas é bom lembrar que deve-se tentar manter o celular imóvel o máximo possível, pois são feitas várias capturas simultâneas e isso pode levar alguns segundos, dependendo do seu processador e do pós-processamento do seu celular.

O modo manual

Chamado de modo manual ou pro, pode parecer complicado de usar em um primeiro momento. Mas uma das maneiras mais fáceis de aprender sobre este modo é experimentando-o.

Modo Pro do celular

Escolher o modo Pro da câmera traz mais opções (foto Pixabay)

O modo Pro ajuda em alguns casos. Ele acrescenta a configuração de alguns recursos, por exemplo:

A velocidade do obturador controla quanto tempo o obturador da sua câmera ficará aberto; deixá-lo aberto mais tempo é melhor para ambientes escuros pois permitirá a entrada de mais luz. Mas você precisa manter seu celular imóvel, então prenda a respiração!

O  ISO é uma medida de sensibilidade à luz. Ela indica a sensibilidade do sensor da câmera à luz do ambiente, ou seja, quanto maior o número ISO, maior a sensibilidade do sensor à luz, e quanto menor o número ISO, menos luz será percebida pelo A configuração do ISO mais baixa é melhor durante o dia, enquanto que a maior é melhor em situações mais escuras. Se ela for muito alta aumentará o ruído visível ou nas suas fotos.

seleção de ISO

Seleção de ISO é um dos recursos do modo Pro (foto Pixabay)

O foco é mais uma importante opção, quando disponível no modo manual. Ao clicar numa área da tela do seu smartphone é possível determinar que esta área se torne a principal da sua foto, além de mais visível.

Limpe a lente antes de fotografar

Lentes com poeira ou embassadas por algum motivo (suor por exemplo) podem detonar totalmente uma boa captura. Então é sempre bom limpar a lente da câmera antes do disparo. E, ao invés de utilizar a sua camisa para limpar a lente, que tal um pano próprio para esse fim, sem fiapos, que permitirá uma lente limpa e cristalina?

Não use o Zoom digital da sua câmera!

A não ser que a sua câmera tenha o modo de zoom óptico, algo raro em modelos atuais, as fotos devem ser tiradas com uma quantidade de megapixels grande que permitirá a você cortar (ou cropar) a foto depois de capturada.

O zoom da sua câmera, além de ser feito através de cálculos do próprio app de foto, exige que você fique totalmente imobilizado para ter um mínimo de qualidade. Então, uma das dicas de fotografia de smartphone mais importantes é simplesmente cortar sua foto depois de tirá-la.

Foto completa sem crop

Foto completa, sem zoom (foto Pixabay)

 

Parte da foto cortada (

Parte da foto cortada (foto Pixabay)

 

Os smartphones de hoje possuem megapixels suficientes para lidar com o corte na foto que você precisa. Portanto, não tenha medo de fotografar mais detalhes do que você precisa e, em seguida, cortar o detalhe para chegar  ao resultado final.

Adicione linhas diagonais à sua imagem

Não é uma das dicas mais óbvias sobre fotografia nos smartphones, mas pode ser interessante buscar linhas diagonais na imagem a ser capturada. Fique de olho em volta do ambiente, em estradas, linhas pintadas e prédios subindo diagonalmente ao tirar sua foto, pois esses detalhes incrementam com profundidade a sua foto.

Colocar o objeto principal ou pessoa na posição certa para tirar proveito do enquadramento com essas linhas pode ajudar a direcionar o olhar para o assunto que deve ter a atenção de quem visualiza.

Inclinar a sua câmera em 45 graus, para que as estradas, os prédios e outros objetos estejam na diagonal pode ser um recurso interessante também, na hora de fotografar. Não precisamos ser óbvios o tempo todo! Por que não mudar um pouco e tentar fotografar os reflexos de uma poça e virar a imagem final de cabeça para baixo?

Prédios, ângulos e linhas diagonais

Prédios, ângulos e linhas diagonais (foto Pixabay)

Essas foram somente algumas dicas, espero ter ajudado a ampliar seu conhecimento e que você tenha mais vontade de pegar agora o seu smartphone e sair por aí capturando fotos diferentes.

Você tem mais dicas sobre fotografia usando smartphones? Deixe comentário abaixo ou acesse o nosso grupo do Facebook.