O filme de animação Homem-Aranha no Aranhaverso (em inglês, Spider-Man: Into the Spider-Verse) foi lançado no Brasil em janeiro de 2019, e traz muitas novidades sobre a tecnologia de animação utilizada.

O objetivo da maioria dos filmes da Marvel é pegar toda a insanidade que acontece em um painel de histórias em quadrinhos e usar computadores para fazer parecer que tudo está situado em um mundo real com atores de prestígio, como o Chris Hemsworth. Mas para o novo filme de animação gráfica Homem-Aranha no Aranhaverso (lançado por aqui em 10 de janeiro), sobre a encontro de vários Homens-Aranha de universos alternativos, os cineastas fizeram o oposto: eles queriam a aparência de um gibi clássico – o que significava criar uma nova abordagem para a animação gráfica, que se tornara fácil demais para conseguir trazer algo diferente.

Processos antigos porém surpreendentes

A equipe, liderada pelo supervisor de efeitos visuais Danny Dimian, começou traçando informações através de processos de impressão antigos e rudimentares. Eles limitaram sua paleta de cores e usaram uma técnica de inker chamada meia-tonalidade (half-toning), na qual pontos e padrões de cor em diferentes tamanhos transmitem sombra e luz.

O próximo passo foi eliminar os softwares de animação modernos para tornar as cenas geradas por computador como se tivessem sido filmadas por uma câmera. Em seu lugar, eles usaram técnicas de desenho com linhas onduladas e cores borradas para indicar os movimentos. Em alguns casos, eles desaceleraram propositalmente os quadros, reproduzindo o pequeno atraso típico de stop-motion e anime.

homem-aranha-aranhaverso

SONY PICTURES

Homem-Aranha: Quadrinhos x Filmes

Mas essas técnicas ainda não eram suficientes. “Quando olhamos para o que tornava as revistas em quadrinhos tão interessantes, foi como os ilustradores descobriram como usar técnicas nas linhas no rosto, para trazer emoção extra”, disse Dimian. Em um filme como Toy Story, Woody é construído a partir de formas geométricas que têm volume – ele supostamente é uma algo real e sólido. A roupa do Homem-Aranha também teve um tratamento especial. Quadrinhos não funcionam assim. Então a equipe desenvolveu um novo software para renderizar os rostos no Homem-Aranha com linhas que são animadas separadamente, como se fossem desenhadas por um artista gráfico de histórias em quadrinhos.

técnicas de animação

SONY PICTURES

O resultado? Os outros filmes da Marvel são filmes sobre personagens de histórias em quadrinhos; este filme é uma história em quadrinhos que se move. Na verdade, Dimian diz que se você pausar o filme em qualquer quadro, verá um painel de quadrinhos completo e ilustrado. Não deixe de assistir nos cinemas!

Site oficial

A saga do Homem-Aranha nos cinemas

Filmes do diretor Sam Raimi

Homem-Aranha (2002)
Homem-Aranha 2 (2004)
Homem-Aranha 3 (2007)

Filmes do diretor Marc Webb

The Amazing Spider-Man (2012)
The Amazing Spider-Man 2 (2014)

Filmes com o acordo de licenciamento com a Marvel Studios

Homem de Ferro 2 (2010)
Homem-Formiga (2015)
Capitão América: Guerra Civil (2016)
Spider-Man: Homecoming (2017)
Avengers: Infinity War (2018) e Avengers: End Game (2019)
Spiderman: Far From Home (2019)

Animações

Marvel Super Heroes 4D (2010)
Phineas and Ferb: Mission Marvel (2013)
Spider-Man: Into the Spider-Verse (2018)

Com informações da Wikipedia