Tamanho
Foi difícil resistir ao apelo do iPod Shuffle e após feito o pedido, aqui estava o pequeno notável de 1GB de memória flash, branco, do tamanho de uma embalagem de Trident. O Shuffle é muito pequeno, e na embalagem acompanha 1 CD com o software iTunes (Mac/Windows), os fones de ouvido, duas espumas para os fones, adesivos da Apple, guia de referência rápida e o cordão para que possa levar o Shuffle pendurado no pescoço. É interessante notar o cuidado da Apple com todos os seus produtos, desde o acabemento até a embalagem. Diferente de outros MP3 players, o Shuffle possui caixa, enquanto a maioria vem em embalagens tipo blisters, difícil de guardar e até mesmo de abrir.
Funcionamento
Apesar do tamanho minúsculo, o acesso às teclas de navegação é bom e prático. Atrás ficam o botão liga/desliga, com a opção de tocar normalmente ou no modo shuffle (tocando músicas aleatoriamente), e um botão que indica a carga da bateria, exibindo um led que varia de cor, mostrando verde para bateria com carga completa, âmbar para carregamento médio e vermelho para bateria com carga no fim. Para economizar no consumo da bateria, o led só funciona quando o Shuffle é ligado ou pressionando-o. A Apple fez de tudo para que a bateria dure muito, e na minha experiência 14 horas de uso foi um tempo bem razoável.
O botão liga/desliga, que seleciona o modo de tocar do Shuffle é sensível e liso. Algumas vezes isso atrapalha ao ligar e o botão sempre cai na segunda opção. Os botões frontais são simples, podendo-se pausar a música atual, adiantar a música, pular ou voltar. Há também os controles de volume. Todos são fáceis de acessar e sentir pelo toque, sem a necessidade de tirar o Shuffle do bolso para trocar a música. Faz falta um botão para repetir a música atual. Ao religar o aparelho ele continua a tocar de onde parou. Quando o plug dos fones de ouvido é retirado, o iPod Shuffle entra automaticamente em modo Pausa.
Uso
A praticidade de uso do iPod Shuffle é incontestável. Com os outros modelos eu teria receio de danificar o display ou ainda de ser roubado na rua. Com o Shuffle é só jogá-lo no bolso e pronto! Pode-se correr, malhar e tudo mais sem problemas. Os fones de ouvido fazem um bom trabalho com uma ótima qualidade, graças em parte ao ótimo som que o pequeno iPod produz.
A cor do Shuffle de branco pode virar cinza. Isso por que com todo o branco que encobre o produto ele não resiste a dedos não tão limpos ou a poeira do dia a dia. Então a solução foi uma capa de silicone transparente quase imperceptível.
A conexão com o computador -no meu caso, um Mac- é simples e prática. O conector USB 2.0 (compatível com 1.1) é embutido no próprio Shuffle, então nada de cabos! Ao conectar ao micro o iTunes abre-se automaticamente e as funções são inteligentes e de fácil compreensão, sendo uma das melhores a que permite encher todo o Shuffle com as músicas da sua biblioteca de músicas aleatoriamente. Também é possível criar smart playlists, com múltiplas opções de busca de músicas, como mais tocadas, rating, álbum, artista, etc. O iTunes está disponível tanto para Mac como para Windows e é recomendado mesmo que você não possua um iPod.
Conclusão
Pelo preço, o iPod Shuffle é uma das melhores opções em MP3 Player atualmente, principalmente para quem deseja um produto pequeno e fácil de carregar. O display não faz falta alguma, afinal você não fica tirando um MP3 player do bolso toda hora para ver o nome de uma música, o importante é ouvir. O difícil é não lembrar dos fantásticos comerciais do iPod e não dançar na academia curtindo o som com o MP3 player e os fones de ouvido mais interessantes do momento.
Site: iPod Shuffle
Por: Francisco Pires
|