Com clientes em outros estados como São Paulo e Brasília e a propagação do uso de serviços do tipo VOIP (voice over IP) resolvi passar a utilizar o Skype para fazer ligações. Para isso, instalei o software no meu iMac G5 e adquiri créditos do Skype Out, o sistema que permite fazer ligações para qualquer lugar do planeta, a um preço mais em conta. Comprei o valor mínimo, de 10 euros, com taxas para o Brasil de 0,021 euros por minuto para ligações para São Paulo, 0,044 para Brasília e 0,027 para o Rio de Janeiro. O Skype também possui o serviço Skype in, onde o usuário pode adquirir um número de telefone em algumas cidades do Brasil, como São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro, entre outras. Esta será a minha próxima aquisição.
Com o uso do Skype no Mac surgiu o primeiro inconveniente: o uso dos auto-falantes do iMac junto com o mic interno. No meu modelo de iMac G5 (rev.B), o mic fica embaixo, ao lado dos auto-falantes, o que causa um terrível eco a quem está conversando comigo. Isso seria fácil de ser corrigido com um fone de ouvido, porém as entradas traseiras do iMac não tornam as coisas fáceis. Além disso, eu gosto de ouvir quem está falando direto no ouvido, e não em viva-voz! Desplugar e plugar o fone do ouvido toda hora tornou-se insuportável após a terceira vez, o que me fez pensar na possibilidade de comprar um telefone para VOIP USB. Na página da própria Skype há recomendações de produtos que são compatíveis com o Mac OS.
Foi então que descobri o Free.1 Skype USB Phone da empresa IPEVO. O produto já encanta pela sua beleza no design. Nas cores branca ou preta, ele possui um driver par o Mac OS X que se integra perfeitamente ao Skype, permitindo que o usuário possa navegar na sua lista de contatos pelo telefone, fazer ligações, diminuir ou aumentar o volume do som, mute, etc. A IPEVO tem atualizado o driver para Mac freqüentemente o que demonstra preocupação com os usuários da plataforma. Pra não dizer que é perfeito, o único problema que achei no driver é que ele não é oculto para o usuário no sistema. Ele é um programa que precisa ficar minimizado o tempo todo, quando na minha opinião deveria ser uma opção dentro do Skype ou ainda ser acessado por um ícone na menubar. Tenho certeza que eles estão aprimorando o software e essa será uma idéia para o futuro.
O driver do Free.1 permite a seleção de quais dispositivos de saída e entrada serão utilizados para o Mac e para o Skype, separadamente. As configurações de altura do som do auto-falante e do microfone também estão presentes. No Free.1 existem três teclas de função configuráveis de acordo com o gosto do usuário, você pode colocá-las como rediscagem, prender ligação (hold), mudar o estilo do som quando o telefone toca, mudar o status no skype ou iniciar um chat. O botão de rolagem permite navegar entre os contatos ou números Skype out que estão na sua lista. Caso o Skype esteja oculto ou minimizado no seu desktop, há um botão direto no aparelho para trazê-lo para frente de todos os outros aplicativos. Um botão com símbolo "+" para as ligações internacionais, que no caso de ligações para o Brasil também precisa ser usado, também está presente no Free1.
O uso do Free.1 no dia a dia tem se mostrado muito simples e eficaz. O cabo USB que o acompanha é grande, tem 2.5 metros, o que dá uma mobilidade boa quando em uso, ou seja, você pode atender uma ligação ou fazer uma sem precisar ficar em frente ao computador. Os botões são bem espaçados uns dos outros, e é preciso destacar o botão de rolagem dos contatos que é muito bem feito. O Free.1 me surpreendeu pelo seu tamanho pequeno, ele mede 15.1 cm x 3.8 cm x 2.5 cm, sinceramente achei que era um aparelho grande ao vê-lo na internet, mas ele cabe na mão de uma maneira tão ergonômica e é tão bonito que o modelo branco parece um produto by Apple. Ah, o preto – o que eu comprei – também combina com o novo Macbook preto. Há ainda um led que de acordo com a intensidade do pisca indica se o aparelho está conectado ao Skype ou não. O Free.1 também toca quando há alguém chamando, porém a campainha não é alta e de acordo com o suporte – que possui um ótimo e rápido atendimento via e-mail – não há como aumentá-la. Como o auto-falante do Mac também toca, não vi problema nisso.
O Free.1 é uma ótima opção para aqueles que estão entrando no mundo VOIP. Certificado pela Skype, o produto da IPEVO mostra cuidados desde a embalagem (verde e branca semelhante ao do iPod Shuffle), até o manual (sim, acompanha manual escrito só para Windows, mas vem…), driver e acabamento em geral. O meu Free.1 foi adquirido da própria IPEVO pelo eBay (eles possuem uma loja lá). O preço total saiu uma pechincha: apenas 58 dólares incluindo o frete . O produto foi enviado por UPS e chegou direto na minha casa em 8 dias!
Site do produto
Artigo publicado pelo autor na revista Mac+
Xico Pires – E-mail