Introdução

Sou designer e trabalho em casa.

O scanner começou a ratear, comecei a ter necessidade de imprimir e vi que tinha que ir as compras. Como o dinheiro está curto, pensei em comprar uma multifuncional. Estava de olho no produto da HP, pelo design compacto. Mas aí eu soube que a Epson estava oferecendo alguns modelos por preços competitivos.

O que me levou a comprar uma Epson:
– Fama de qualidade de impressão dos produtos dessa marca;
– A resolução de impressão é superior a da HP;
– As multifuncionais Epson vem com cartuchos de tinta separados.

Minha configuração:
– PowerMac G4 com 512MB RAM rodando OS X 10.3.7
– HD 20GB

Dificuldades antes da compra

O site da EPSON Brasil é simplesmente sofrível para uma companhia de grande porte. O produto quase não apresenta especificações interessantes, não se informa o que vem na caixa, a foto não consegue ser ampliada.

O mundo virtual não estava sendo o suficiente, então tive que ir a uma loja aqui perto de casa para ver a multifuncional frente a frente.

Vamos lá:

O que vem na caixa

  • A Epson CX 3500
  • Cartuchos de tinta cyan, magenta, amarelo e preto
  • CDO-ROM com drivers e software de apoio
  • Cabo para a tomada
  • Guia de Instalação e Guia de Referência Rápida em português, inglês e espanhol

Do lado de fora um aviso me chamou a atenção: "Proibido a venda nos EUA, Canadá e Porto Rico". Que suspeito!

Instalação

Abri a caixa calmamente. Com cuidado retirei a multifuncional. Em saquinhos separados estavam o Guia de Instalação com o Guia de Referência rápida (em espanhol e português/inglês), o CD-ROM com softwares e drivers, Certificado de Garantia em português, formulário de papel para registro do produto (em espanhol, português e inglês).

Também veio um adesivo com os comandos do painel da multifuncional em espanhol e português, mas não entendi como aplicá-lo. No guia de referência não tem nenhuma informação sobre isso.

O Guia de Instalação é cheio de figurinhas, texto em português e inglês, tamanho A2 (594mm x 420mm). Começa mostrando ilustrações do que vem na caixa. Assim como o Guia de Referência Rápida, há uma cópia em espanhol do Guia de Instalação. Tudo foi direitinho até a hora de ligar a multifuncional ao meu Mac. Está lá, sub-passo 5 do passo 6(Instale o software): "Conecte o cabo USB. Use qualquer porta USB disponível no seu computador". Parei. "Cabo USB? Não veio…" Olhei em volta. "@#"$%! Vou ter que voltar na loja!!" Virei a caixa mais uma vez em busca do dito cabo, quando lembrei daquelas ilustrações do começo do Guia. Lá não constava um cabo USB.

Liguei para o Suporte Técnico da EPSON. O número fica em São Paulo e NÃO É de discagem gratuita. Para minha surpresa, o atendente me informou que a Epson não inclui o cabo na caixa por que ela NÃO o fabrica! Que resposta supimpa! A solução seria ir a loja da esquina e comprar o cabo. Não lembro de ter visto cabos USB junto com as pilhas vendidas no botequim da esquina…Como seria inútil me estressar com o atendente, desliguei e liguei para um amigo para partilhar minha frustração. Ele me lembrou que eu teria um cabo sobrando, que veio com o modem DSL que utilizo. Resolvida a questão!

Ah, enquanto essa celeuma acontecia, os drivers e software iam instalando no computador, um atrás do outro, sem problemas. Pensei até que essa falta de cabo seria um golpe da Epson pra distrair o usuário enquanto a instalação no computador vai rolando. Bem demorada, mas sem problemas. Ao final, é necessário reiniciar a máquina.

Primeiras impressões 😉

Meu primeiro teste foi de cópia, busquei uma foto com várias cores, diferentes tons, degradés. Copiei em papel comum. Fiquei impressionado com a qualidade de impressão! Acho que só por isso já vale comprar a multifuncional. Scaneei o original e a cópia. Dêem sua opinião!

Design

Eu considero a CX3500 em termos de beleza, pelo seu design, neutra. Realmente a HP é muito mais atraente, porém…

Mais uma falha no Guia de Instalação: não existe uma ilustração mostrando o que existe na traseira da multifuncional. Fiquei procurando a portaUSB por alguns minutos, pois colocaram um adesivo amarelo sobre a dita, e tive a impressão de ser apenas um aviso geral.

O papel entra por trás e desliza direto para a frente da multifuncional. Talvez isso evite atolamentos. É simples acessar os cartuchos para instalação/reposição. Basta levantar a parte scanner. A saída para a tomada é lateral, tornando o processo de colocá-la um pouco estranho.

Controles e operação

A CX3500 pode ser controlada pelo painel na parte superior e pelo computador, permitindo que você faça até 10 cópias direto nela, sem a ajuda do PC.

No painel superior está:

  • o botão liga/desliga
  • o LED que avisa quando há erro
  • o LED que informa o número de cópias desejado e a seu lado um botão pra selecionar quantas copias vão ser feitas, de 1 a 10.
  • botão pra escolher entre papel comum e papel fotográfico
  • botão para escolher o tamanho do papel – Letter ou 4"x6"
  • botão que permite ajustar a cópia ao tamanho do papel utilizado
  • botão para cópia em preto e branco
  • botão para cópia em cores
  • botão parar

Uma grande falha nesse produto é que ele vem com alguns softwares, mas nenhuma instrução de como operá-los. O jeito é encarar a fera. Não se engane com a pasta "Manual" que está no CD. Lá tem um instalador que deve ser a ajuda do pacote.

Comece com o EPSON Smart Panel. Lá você encontra um gerenciador de aplicativos e alguma explicação em uma coluna azul a direita de como funcionam. Uma falha grave é que essas instruções, apesar de estarem em português, não mostram alguns caracteres especiais como cedilha, til, acentos etc. Prepare-se para ler "modos de operao", "pressionar o Bot Digitalizar" e por aí vai. Estranho é que as vezes aparece um cedilha aqui ou ali. Eu consegui entender alguma coisa. Mas, e os outros?

Eis o que apresenta o EPSON Smart Panel:

  • Scan to file – scan para arquivo. Permite que você scaneie e salve no seu computador rapidamente.
  • Copy – cópia. Permite que você faça até 20 cópias de uma vez via computador. Como o preço dos cartuchos não é barato, aconselho a usar com prudência.
  • Copy to Fax – cópia para fax. Não se anime! Só funciona se você tiver algum programa de fax instalado na máquina. O utilitário Print to Fax do Mac OS X não é compatível 🙁
  • Scan to Application – scan para aplicativo. Permite que você scaneie uma imagem e logo depois é apresentado aos aplicativos instalados em sua máquina que podem abrir aquele arquivo. Eu achei meio inútil, pois prefiro scanear direto do aplicativo que vou utilizar, mas…
  • Scan to Email – scan para email. Similar ao scan para aplicativo, sendo que ao final do processo ele oferece para abrir o seu programa de email instalado. Isso eu achei interessante.
  • EPSON Photo Site – esse é um site de galerias de foto da EPSON. É necessário criar uma conta antes, para depois utilizar essa função. Passo!

Além desse temos o software de edição de imagens Photoimpression. Não é um software nativo. Sua interface é toda Windows, que fica claro quando se abre no Mac OS X. Mas isso não ofereceu grandes problemas.

O software tem aquelas ferramentas de edição básica de imagens, além de permitir criar um calendário e um álbum de fotos a partir de material previamente scaneado. Não testei e não sei o resultado. Faça, depois me conte. 🙂

Sua ajuda é feita em HTML, que é lida pela Ajuda do Mac OS X. Não é muito esclarecedora.

Se você REALMENTE precisa manipular imagens, vai usar o bom e velho Photoshop, acredito eu.

Cópia/Scan

Razoavelmente rápida. A qualidade final ficou muito boa.

A CX3500 scanei a 600dpi ópticos. Promete também scaner a 9600×9600 interpolado, mas até o momento não encontrei nenhuma documentação me dizendo COMO se faz isso. A área para cópia é um pouquinho maior do que um A4.

A tampa do scanner pode ser retirada para se copiar um original maior do que A4, porém a reentrância do lado do painel de controle acaba por dificultar as coisas um pouco, caso o original não seja flexível.

Impressão

A CX3500 promete qualidade fotográfica e impressão sem bordas. Não pude constatar isso até o momento. Bem, ela diz que faz o serviço a 5760 x 1440 dpi. Não achei ruim nenhum resultado.

Imprimi de uma imagem de alta qualidade tirada web e copiada para o Photoshop. Os cinzas ficaram verde-azulados. Estranho que isso não tenha acontecido na cópia. Ou pelo menos eu não percebi.

Texto ficam perfeitos, sem manchas ou borrões. Fiz um teste imprimindo quatro quadrados, um CYAN, um MAGENTA, um AMARELO e outro PRETO, gerados no Illustrator. Aparentemente, ficou perfeito.

Uma amiga me disse que é bom dar uma imprimidinha utilizando esse padrão CMYK dia sim, dia não, pois as EPSON tendem a ressecar os cartuchos e necessitar fazer uma limpeza quando se pede pra imprimir. Temo informar que isso parece ser verdade. Minhas impressões foram feitas com intervalo de um, dois e três dias. Exceto de um dia pra outro, a CX3500 entrou em processo de limpeza de cabeçote automaticamente, que é conhecido por gastar tinta, além de aumentar o tempo de início de impressão. Um tanto irritante.

Prós e Contras

Prós Contras
Qualidade de impressão alta (5760 x 1440) Consumo de tinta acima do ideal, aparentemente
Impressão com qualidade fotográfia e sem bordas Não vem com cabo USB
Preço do cartucho razoável A documentação da multifuncional é falha
Após algum tempo sem uso entra em espera Não vem com documentação explicando com mais detalhes o uso dos software que são instalados
Se você desliga o computador, ela também desliga. Pelo menos no Mac OS X Instala as coisas em pastas separadas: EPSON, Smart Panel e Photoimpression 5.

Helvécio da Silva