A bateria do celular sempre foi um assunto polêmico entre usuários. O tempo de autonomia é, na maioria das vezes, uma característica a ser levada em conta quando compramos um novo modelo de smartphone. Mesmo com a proliferação dos powerbanks, ainda é um item incômodo carregar no bolso mais um peso, que nem sempre é tão leve.

 

Ciclos de vida

O ciclo de vida de uma bateria original é o número de ciclos completos cargas e descargas que a bateria está pronta para suportar antes que sua capacidade caia para 80% da capacidade original. Então, se a bateria está com 60% de carga e, ao ser carregada, ela vai somente até 80%, então não é um ciclo completo.

O ciclo de vida de uma bateria original é o número de cargas e recargas que ela pode ter antes que sua performance seja reduzida visivelmente.

Uma bateria de íon-polímero (Li-Po) pode suportar até 600 ciclos completos de carga e descarga antes que a sua capacidade caia para 85 – 80%.

Bateria orignal, a melhor

Mas porque usar modelos originais no seu celular/smartphone? É simples, baterias podem explodir se estiverem ruins. Claro que existem casos de excessões, como a Samsung e seu recall do Galaxy Note 7, que tiveram que ser removidos do mercado devido à um problema de fabricação que faziam as mesmas explodir, mas foi um caso bastante específico.

As empresas, ao produzir baterias e carregadores, fazem inúmeros testes de usabilidade, de tensão e exposição ao calor, por exemplo. Se o componente for exposta a uma temperatura muito alta ou uma alta entrada de energia a qual não está preparada para suportar, pode se transformar em fogos de artifício facilmente.

O que faz a bateria original do seu celular envelhecer?

As pesquisas sobre o componente lítio têm demonstrado a superioridade desse componente com relação à outros usado anteriormente, como o chumbo. Além dos celulares, muitos satélites também estão utilizando esse componente químico para serem alimentados.

Grandes avanços têm sido feitos quanto à longevidade e seguraça do íon de lítio, enquanto que a sua capacidade vem aumentando aos poucos. Hoje, o Li-ion atende às expectativas da maioria dos dispositivos eletrônicos.

A bateria de íons de lítio funciona pelo movimento iônico entre os eletrodos positivos e negativos. Teoricamente, esse mecanisco deveria funcionar para sempre, porém os ciclos, a temperatura elevada e o tempo de uso diminuem o desempenho ao longo do tempo.

Bateria estufada

Uma bateria estufada ou “inchada” representa um perigo imediato. Se você perceber que este componente está estufado, você tem que se livrar dela imediatamente. Esse problema pode causar vazamento e danificar o celular ou até mesmo explodir e iniciar um incêndio.

Existem três razões que podem fazer com que este probelma ocorra:

Sobrecarga: Geralmente ocorre quando você utiliza um carregador que não seja original do seu celular. Seu telefone não deve ficar no carregador por muito tempo após a bateria estar totalmente carregada. As baterias de lítio não gostam de ficar aquecidas, reduzindo – como já foi dito – a sua vida útil.

Calor: Temperaturas extremamente altas como resultado de carga ou descarga rápida do uso do celular podem afetar a composição química da bateria. Esse efeito químico negativo pode fazer com que ela fique estufada.

Fabricação defeituosa: as baterias mal feitas podem estufar e causar danos.

Como melhorar a duração do tempo de vida da bateria no celular?

As condições ambientais podem ser fator determinante para a duração da bateria no celular. A pior situação é manter uma bateria totalmente carregada em temperaturas altas. A bateria não vai morrer de repente, mas o tempo de autonomia irá diminuir gradualmente à medida que a sua capacidade diminui.

De acordo com especialistas, tensões de carga mais baixas prolongam a duração da bateria. Atualmente, satélites e veículos elétricos fazem uso de carregamentos mais lentos para que suas respectivas baterias tenham a capacidade reduzida de forma menor. O mesmo deveria ocorrer, ou existir como possibilidade, em dispositivos de consumo como celulares. Essas opções não existem devido à obsolescência programada, ou seja, a bateria vai reduzindo a capacidade mais rapidamente até que você sinta a necessidade de trocar o seu celular por um novo. Antes, ainda era possível trocar a bateria. Hoje em dia, com as baterias fixas aos aparelhos, fica cada vez mais complicada essa possibilidade.

O desempenho da bateria no seu celular

Abaixo segue algumas dicas de como ter uma performance melhor da bateria:

  • Diminua o brilho da tela ou use o brilho automático – a tela grande é o grande vilão da bateria. Reduza o brilho do celular ou utilize o brilho automático para reduzir de acordo com a necessidade do brilho no ambiente.

 

  • Mantenha o tempo limite da tela ligada reduzido – nas configurações de tela do seu celular , você deve encontrar uma opção chamada “Tempo limite da tela”, ou algo semelhante. Reduza para alguns segundos e a tela desligará se o celular ficar sem uso.

 

  • Desligue o bluetooth – Se o celular não está conectado ao rádio do carro ou a fones de ouvido sem fio, o bluetooth do celular ficará pesquisando se existem aparelhos próximos.

 

  • Desligue o Wi-Fi se você estiver usando a rede de dados –  O celular pesquisa o tempo todo por redes Wi-Fi próximas, o que gera mais gasto para a sua bateria.

 

  • Desative notificações que não são importantes – A maioria dos apps que você instala manda notificações e acessa a internet em background, ou seja, mesmo se estiver sem uso. Entre nas configurações e desligue a opção de notificações dos apps que não são tão importantes.

 

  • Ative o modo de economia de energia – Os fabricantes de celular hoje em dia colocam o modo de economia de energia como uma opção no sistema. Esse modo reduz o uso do processador, desliga algumas funções e reduz o uso de apps em bakgrounds, gerando mais economia em momentos de necessidade.