O Telegram é um aplicativo de mensagens criado em 2013 pelo irmãos russos Nikolai e Pavel Durov, que também criaram a rede VK, a maior rede social da Rússia. Atualmente o app é alvo de grandes polêmicas, mas apesar disso, seu uso continua popular e em ascenção.
Entre os principais diferencias do Telegram, estão:
- Envio de arquivos grandes dentro do próprio app (até 2GB)
- Nuvem pessoal gratuita e ilimitada para backups em nuvem
- Editor de texto e mídia poderoso
- Permite salvar no cartão de memória (para android)
- Canais e grupos com estatísticas avançadas
- Links personalizáveis para usuários, canais, grupos, figurinhas e temas
- Permite ocultar o número do celular
- Função “Pessoas próximas” para encontrar pessoas e grupos por perto (raio de 8-10 km)
- Várias fotos ou vídeos de perfil
- Possibilidade de usar até 3 contas diferentes no mesmo aplicativo
- Agendamento para envio de mensagens
Vantagens do Telegram x Whatsapp
Grupos com mais usuários
Um dos grandes diferenciais entre WhatsApp e Telegram, pois no WhatsApp existe um limite de 256 usuários por grupo. No Telegram, há a opção de criar o que chama de super grupos, com até 200 mil usuários. Também é possível escolher se o grupo será público ou privado, uma opção que ainda não existe no Whatsapp.
Canais
No Telegram é possível abrir um canal. Os canais são um modo de comunicação que serve para compartilhar informações com todos os usuários que se inscreverem. Também podem ser públicos ou privados, e têm número ilimitado de participantes.
Envio de arquivos
No WhatsApp você pode enviar arquivos com no máximo 100MB. Já no Telegram o limite é bem maior: 2GB!
Personalização do perfil
Ambos permitem personalizações como fundo da conversa, foto no perfil, sileciar conversas, arquivamento, entre outros. No Telegram as possibilidades são maiores.
Quantidade de usuários
Apesar de o número de usuários do Telegram ter aumentado bastante nos últimos tempos, a base do Whatsapp ainda é bem mais ampla.
Telegram para empresas
Estar em contato com os clientes e ampliar sua base de leads é a meta para muitas empresas, profissionais liberais e autônomos. Além de permitir canais de transmissão com quantidade ilimitada de usuários, você poderá especificar e criar canais por interesse. Após a criação desses canais, será possível enviar novidades sobre seus produtos, conteúdos diversos que trazem fidelização, além de notícias relevantes ao seu público. Este terá um canal permanente para entrar em contato com você.
Lembrando que, no canal, quem manda é você! Então só você poderá enviar mensagens e conteúdo. O assinante do canal só poderá entrar em contato com você por mensagem privada pelo próprio Telegram. Isso facilita o geenciamento do canal e aumenta a sua privacidade.
Os canais de transmissão permitem, além do envio de textos, enviar imagens, áudios, vídeos, links, enfim, você poderá enviar o conteúdo necessário para o crescimento e divulgação do seu negócio.
Como criar um canal no Telegram
Para criar um canal:
iPhone:
Inicie uma nova mensagem (toque no ícone no canto superior direito em Chats) e então em ‘Novo Canal’.
Android:
Toque no círculo com o ícone de um lápis e então em ‘Novo Canal’.
Whatsapp: usando Listas de Transmissão
Bloqueio no Brasil
O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes determinou, em 18 de março de 2022, o bloqueio do Telegram, pois o mesmo não havia cumprido alguns requisitos solicitados pela Polícia Federal. Antes do prazo final de bloqueio, os responsáveis pelo app atenderam às solicitações da PF e do STF. Veja a seguir a lista de solicitações atendidas.
- Indicação, em Juízo, da representação oficial no Brasil (pessoa física ou jurídica);
- Informação nestes autos, imediata e obrigatoriamente, de todas as providências adotadas para o combate à desinformação e à divulgação de notícias fraudulentas, incluindo os termos de uso e as punições previstas para os usuários que incorrerem nas mencionadas condutas, nos termos da decisão proferida no dia 8/3/2022;
- Imediata exclusão/retirada das publicações divulgadas no link https://t.me/jairbolsonarobrasil/2030, preservando o seu conteúdo, com disponibilização ao Supremo Tribunal Federal;
- Bloqueio do canal https://t.me/claudiolessajornalista,com o fornecimento de seus dados cadastrais a esta Suprema Corte e a integral preservação de seu conteúdo.