A empresa do Facebook, que é dona de um dos mais utilizados apps de mensagem instantânea da atualidade, está contratantdo pesquisadores independentes para estudarem e oferecerem soluções para o uso indevido do sistema.

whatsapp e facebook contratam

O Whatsapp está contratando pesquisadores independentes por Us$ 50.000, para que estudem a disseminação de notícias e propagandas falsas na plataforma. Dessa forma, poderá ser criadas medidas para restringir esse tipo de mensagem, também conhecida como “fake news”.

Essa decisão vem depois do relato de vários incidentes de violência em massa na Índia, por causa de informações compartilhadas no Whatsapp. Essas notícias falsas mataram pelo menos 12 pessoas desde maio de 2018, em linchamentos públicos, pois foram vítimas de falsas notícias disseminadas pelo Whatsapp naquele país. Segundo analistas, esse tipo de situação pode ocorrer em qualquer lugar do planeta.

Prêmio para pesquisadores

A empresa lançou o “Prêmio de Pesquisa WhatsApp para Ciências Sociais e Desinformação’, o qual possui a idea de oferecer um conjunto prêmios e competição para pesquisadores interessados ​​em explorar questões relacionadas à desinformação no WhatsApp. O WhatsApp Research Awards fornecerá fundos para empresas e pesquisadores independentes. propostas de pesquisa projetadas para serem compartilhadas com o WhatsApp, Facebook, comunidades acadêmicas e de políticas mais amplas”.

A princípio, a empresa quer que os pesquisadores estudem diferentes áreas:

a) Como o conteúdo recebido pelo WhatsApp é interpretado pelos usuários.

b) Como candidatos políticos utilizam o WhatsApp para influenciar as eleições.

c) Como as informações são disseminadas através de grupos no WhatsApp para criar tendências.

d) Como a tecnologia pode ser introduzida com segurança e eficácia em regiões geográficas de baixa renda.

e) Como o Whatsapp poderia detectar atividades ilegais na plataforma sem monitorar o conteúdo dos usuários.

Será dada preferência a pesquisas realizadas em países onde o WhatsApp é um importante meio de comunicação, como Índia, Brasil, Indonésia, México, etc.

Workshops para os vencedores

Além disso, o WhatsApp organizará dois workshops para os vencedores:

a) A empresa dará uma introdução detalhada sobre como o produto WhatsApp funciona, bem como o contexto sobre as áreas de foco de desinformação sobre as quais a pesquisa será conduzida.

b) Apresentar suas descobertas iniciais de pesquisa ao WhatsApp e outros premiados, proporcionando uma oportunidade de contextualizar suas descobertas entre si. Será realizado provisoriamente em abril de 2019.

A empresa, além do valor do prêmio de pesquisa, providenciará e pagará pela viagem e acomodação de um representante de cada vencedor.

Recentemente, o governo da Índia instruiu o WhatsApp a tomar medidas rápidas para evitar a disseminação de “mensagens irresponsáveis” por meio de sua plataforma. No dia 1 de julho, cinco pessoas foram linchadas.

O WhatsApp respondeu ao governo afirmando que está horrorizado com os terríveis atos de violência ocorridos por falsas mensagens compartilhadas na plataforma. Ele também providenciou medidas para reduzir tais abusos, que incluem controle de produtos, alfabetização digital e verificação de fatos, se são reais ou não.

Saber mais sobre o Prêmio de Pesquisa WhatsApp para Ciências Sociais e Desinformação