Pura estratégia de marketing, em que cabe até mesmo especular se a Apple não está por trás dos próprios sites de rumor que são especializados em Apple, Apple e… Apple! Eles sobrevivem dessa forma, a não ser quando entram em acordo e param de divulgar os rumores, como foi o caso do Think Secret, agora com notícias “comuns”, que provavelmente em breve descansará em paz.

Jobs é consciente de que os produtos lançados possuem design e características únicas, usando e abusando disso para ocultar seus defeitos. Exemplo claro e atual é o iPhone e sua interface revolucionária, display maravilhoso, acelerômetro, mas que ainda não traz 3G, não roda o plugin flash e ainda não edita documentos do word ou excel, detalhes que os concorrentes Palm e Symbian já fazem há muito tempo. Mas quem não quer ter um iPhone?

A Apple possui um histórico de grandes campanhas de marketing, algumas consideradas marcos como o comercial 1984, do lançamento do Macintosh. O filme tem duração de 1 minuto com a direção de Ridley Scott, mostrando uma corredora atirando um martelo em uma imensa tela em que aparece o personagem Big Brother (fictício da novela 1984 de George Orwell), que representa a IBM. O comercial foi ao ar duas vezes na TV Americana, durante o Super Bowl, causando estardalhaço em toda a mídia. Além disso, ganhou vários prêmios e até hoje é referência como um dos melhores comerciais já produzidos.


1984 – clique aqui para assistir

O comercial Lemmings de 1985 foi criado para divulgar o Macintosh Office, um ano após o lançamento do Macintosh. O comercial também foi exibido no Super Bowl, porém, ao exibir executivos “sem cérebro” despencando de um penhasco, tal qual o jogo de mesmo nome, o comercial não foi bem visto pela maioria das pessoas, que se sentiram ofendidas.



Lemmings – clique aqui para assistir


Nos anos 90 a Apple lançou uma da mais belas campanhas para divulgar sua marca, “Think Different”. Além dos comerciais para a TV, também foram feitas inserções em revistas como Newsweek e Time. O slogan ficou muito marcado e muitos relacionam até hoje à Apple, fazendo parte da sua identidade. O comercial, com um minuto de duração em preto e branco, traz importantes personalidades históricas, como Einstein, Martin Luther King, Thomas Edison e Picasso, entre outros.



Think Different – clique aqui para assistir

O texto narrado no comercial Think Different diz o seguinte:

Here’s to the crazy ones.
The misfits.
The rebels.
The troublemakers.
The round pegs in the square holes.
The ones who see things differently.
They’re not fond of rules.
And they have no respect for the status quo.
You can quote them, disagree with them, glorify or vilify them.
About the only thing you can’t do is ignore them.
Because they change things.
They push the human race forward.
And while some may see them as the crazy ones,
We see genius.
Because the people who are crazy enough to think
they can change the world,
Are the ones who do.

Com o lançamento do Windows 95, a Apple não ficou parada e lançou “Crowd Control”, com um executivo desesperado com as janelas do Windows numa apresentação para o público. Até que uma pessoa da platéia grita a solução para o problema do apresentador atrapalhado.



Crowd Control – clique aqui para assistir

O bug do milênio também não ficou de fora, já que o sistema operacional do Mac era imune ao problema. Aqui o personagem principal é Hal, o computador do filme “2001: uma odisséia no espaço”. Mais uma vez a guerra contra o Windows aparece em um comercial.



HAL 9000 – clique aqui para assistir

As campanhas mais recentes incluem a série de anúncios Switch, que exibe ex-usuários de Windows relatando suas tristes experiências e o motivo que os levaram a trocar para o Mac. A estrela foi Ellen Feiss, que ficou famosa pela sua cara de doidona, virou cult e ganhou fãs no mundo todo.



Switch – clique aqui para assistir

Em 2006 a Apple iniciou a campanha Get a Mac, com mais de vinte comerciais mostrando o humorista John Hodgman como PC e o ator Justin Long como Mac. Um dos anúncios contou com a participação da modelo brasileira Gisele Bundchen, que representa um filme editado no iMovie do Mac (assista aqui). A série foi refilmada no Japão e na Inglaterra para adaptar-se à cultura desses países. No Brasil alguns anúncios foram dublados, perdendo o charme dos ótimos e divertidos textos e atuações, algo que não deu para entender.



Get a Mac – clique aqui para assistir

As campanhas online também merecem destaque pela criatividade. A Apple inovou mais uma vez com o anúncio Get a Mac em sites como News.com e Washington Post. Com o título “Give Up On Vista”, os personagens no banner vertical do lado direito interagem com o banner no topo do site, causando um efeito até então inédito em termos de propaganda online. É parar tudo para assistir.



Get a Mac Banners- clique aqui para assistir

As apresentações de Jobs na MacWorld já são, por si só, um grande marketing, a começar pela seu uniforme: camisa preta e calça jeans com tênis que o acompanham desde o início dos seus keynotes, transformando-o em uma figura única. A ansiosidade e especulação dos adoradores da Apple e também da imprensa mundial em torno dos aguardados lançamentos da empresa nas suas feiras já são comuns. Os comerciais são criados para acompanhar o estilo da empresa, criativos e originais, causando sempre impacto no público, apesar de nem sempre isso ser suficiente para que desperte paixão pela marca da maçã. Mas é o suficiente para admirá-la.

Xico Pires