TV com tela panorâmica, tela plana, curva, TV 3D, HD, Full HD, 4K HDR. Qual é a próxima característica que você encontrará na lista de evoluções da televisão? A resposta é: TV 8K.

Samsung TV 8k - Google

Samsung TV 8k – Google

É isso mesmo, a indústria de TV está impulsionando sua próxima novidade visual, levando aos fabricantes algo novo e brilhante que crie aquele desejo de compra em você.

Mas a TV 4K, que quase ninguém ainda tem, está prestes a se tornar obsoleta? Não é bem assim…

O que é 8K?

Se você tem acompanhado a história da TV nos últimos anos, você já sabe que a TV 8K é um passo à frente da TV 4K. Esses “ks” referem-se à resolução da exibição na tela. Enquanto 4K é 3.840 x 2.160 pixels, 8K sobe para 7.680 x 4.320. Isso significa que há 7.680 pixels no eixo horizontal e 4.320 na vertical da tela da TV.

Você pode também ler em diversas especificações, o 8K descrito como 4320p (assim como Full HD foi 1080p), também poderá aparecer como Ultra HD 8K (4K também é conhecido como Ultra HD), ou, ainda, como Super Hi-Vision, mas o nome mais popular será mesmo 8K.

TV Toshiba Ultra HD 8k - Google

TV Toshiba Ultra HD 8k – Google

Quem está desenvolvendo TVs 8K?

Os fabricantes de TV não ficam parados. Quem não lembra da rapidez com que as TVs 3D apareceram e desapareceram, na mesma velocidade em que foram rejeitadas pelos clientes. O 3D foi anunciado como uma tecnologia ultra inovadora na época e a é atualmente é raro ver TVs com essa especificação em lojas.

Não é surpresa que todos os fabricantes de TVs estejam trabalhando em modelos 8K, mas a Samsung foi uma das primeiras a lançar o modelo Q900 em 2018. A coreana nunciou agora um TV QLED 8K de 98 polegadas , mas seus grandes concorrentes  também oferecerão TVs de 8K em 2019 .

A LG,  exibibiu um protótipo OLED de 8K em 2018 e anunciou agora o LG OLED Z9 , um modelo 8K de 75 polegadas que estará disponível em 2019. Além da Samsung e da LG, a Sony é um grande fabricante de TVs e tem modelos de 8K prontos. A Sony Master Series ZG9 é o novo modelo de TV para 2019 da empresa, oferecendo uma tela de 8K em tamanhos de 98 e 85 polegadas, porém o que importa é que são 8K, claro.

TV 8k - Google

TV 8k – Google

A Sharp está no que está sendo chamado de “segunda geração” 8K, ou seja, seu segunda tela de 8K já disponível para venda, além de  já ter um monitor 8K profissional disponível para venda, o modelo LV-70X500E.

Existe um número crescente de TVs 8K surgindo – e enquanto os fabricantes tradicionais apresentam seus modelos ao mercado  – Samsung, LG, Sony, novas marcas estão aderindo à esta nova era visual, o que significa que daqui há algum tempo os preços estarão um pouco mais aceitáveis.

Você precisa de uma TV 8K?

Essa é uma pergunta sem sentido atualmente, já que os mdoelos 4K chegaram há pouco tempo no mercado e ainda possuem preços exorbitantes. Com o 4K HDR se popularizando, a justificativa de fazer o upgrade para 8K é bastante difícil, especialmente porque as TVs Ultra HD são muito boas.

A justificativa real para o 8K está concentrada na crescente demanda por tamanho. As pessoas estão comprando TVs maiores e estão felizes em ter TVs maiores em suas casas. Onde há 15 anos você poderia ter uma TV de 28 polegadas, agora a de 55 polegadas é comum; 65 polegadas e acima é o tamanho que o comércio poderá esperar nas vendas de TV para os próximos 5 anos.

Atualmente, você pode obter  TVs HDR 4K bem grandes, de até 85 polegadas – mas é exatamente nesses tamanhos maiores que poderemos achar os benefícios do 8K. À medida que a tela fica maior, e você está sentado no mesmo lugar assistindo, mais pixels são necessários para que os detalhes fiquem mais visíveis. Os modelos 8K em 2019 terão nada mais nada menos do que  98 polegadas!

É provável que você possua uma TV Full HD de até 40 polegadas, ou 4K de até 60 polegadas e 8K acima disso no futuro, então a especificação 8K só se aplicará a tamanhos maiores, pois se a TV for muito pequena, os pixels ficarão tão pequenos que você não conseguirá ver qualquer diferença na imagem.

https://www.youtube.com/watch?v=tZ7orSzE29Q

Tudo se trata de… imersão!

Conforme os detalhes aumentam, você pode se sentar e maravilhar-se diante de uma imagem enorme que parece estar engolindo você. É nisso que grandes TVs de 8K têm uma vantagem natural, pois ampliam os ângulos que a luz entra nos olhos.

Isso, por sua vez, aumenta a separação entre planos de frente e de fundo, criando mais detalhes visuais, o que  proporciona uma experiência muito mais imersiva.

Samsung na CES 2019 mostra as TVs 8K