O acabamento do Explorer 350 é impecável, com uma aparência que passa longe da fragilidade, e além disso é bonito, com cores preto e cinza. A alça que encaixa no ouvido é articulada, permitindo se adaptar bem e de modo confortável. O LED indicador de modo pode ser vermelho ou azul, dependendo do estado do headset no momento. Por exemplo, enquanto em uso ele pisca azul, mas quando necessita de carga passa para vermelho.



Acabamento bom, tamanho nem tanto

O único botão presente é multi-função, servindo para parear o headset pressionando-o por mais de 4 segundos, quando o LED de sinalização de modo passa de vermelho alternando com azul. Os equipamentos como computador e celular próximos (até 10 metros segundo o fabricante) podem, então, visualizar a presença do equipamento e pareá-lo para uso futuro. O mesmo botão liga e desliga o headset, que enquanto está ligado passa a exibir a luz azul piscante.



Conector simples encaixa com facilidade no headset

O manual que acompanha o Explorer 350 é muito completo, e além dele há um guia chamado “Quick Pair” que ensina a configurá-lo para uso com outros equipamentos rapidamente. A bateria, segundo o fabricante, dura até 8 horas em conversação e 240 horas em espera. Em testes, a bateria do headset durou aproximadamente 7 dias sem precisar recarregá-la, com utlilização mínima. O aparelho é carregado direto pela porta USB do computador, um ponto mais do que positivo para aqueles que, como eu, querem abolir os fios de carregadores. O sistema é prático, o conector é simples e fácil de usar.



Carregador simples através da porta USB

O 350 acompanha também carregador veicular e suporte para carro, ambos partes do pacote que acompanha o produto.

Após pareado com o celular, o mesmo reconheceu o 350 e passou a permitir atender as ligações através do headset. Pressionando-se o botão por 2 segundos a opção de discagem por voz é acionada, desde que o celular possua essa opção e esteja habilitada. Ao receber uma ligação é possível rejeitá-la, mantendo o botão pressionado por 2 segundos.

No computador, através das preferências do Skype, é possível selecionar a entrada e saída de som, e lá estava a opção “3XXPlantronics” disponível para escolha. Esse processo de reconhecimento e pareamento do headset é feito automaticamente pelo sistema operacional, sendo bastante simples em todos os casos.

O formato do headset me incomodou um pouco, acho que poderia ser algo menor, mais incorporado ao ouvido, para que não chamasse tanto a atenção na rua.



Os headsets Bluetooth precisam ser tão grandes?

A qualidade do som é excelente, mesmo em distâncias grandes: distante aproximadamente 7 metros, o Explorer 350 funcionou mantendo a qualidade sonora, porém acima disso a qualidade começou a cair. O fabricante afirma que o headset funciona bem em até 10 metros porém não foi o que ocorreu. Apesar disso, o produto conseguiu pontos positivos na qualidade sonora quando próximo aos equipamentos.



Especificações

A Plantronics não especifica no manual nem em seu site os equipamentos compatíveis com o headset, porém é provável que o Explorer 350 funcione sem problemas na maioria dos equipamentos com Bluetooth. No Mac e com o iPhone o pareamento foi feito sem problemas, mas a falta de um driver específico impossibilita no Mac de atender o Skype pelo headset. O acabamento do 350 é excelente e pelo seu custo, qualidade de som e tempo de bateria em uso é uma ótima opção para quem precisa das mãos livres.

Site da Plantronics Brasil