Apesar de ser um usuário de Mac há anos, fico sempre tentado quando vejo novos lançamentos em áreas do mercado que não sejam cobertos pela Apple. Um dos mercados que mais me chama atenção hoje em dia é o de “UMPCs” ou “Ultra Mobile PCs”, também chamados de “sub-notebooks” ou “NetBooks”. Como o Steve Jobs ainda não percebeu que está perdendo e muito não lançando um equipamento para este mercado, tenho usado modelos de PCs, como o Asus EEE PC e agora o Acer Aspire One A150. O EEE PC modelo de 7″ foi revisado pelo TecnoRadar, porém a minúscula tela dificultava muito a visualização dos programas e até a navegação online. O teclado também era reduzido e mesmo em mãos pequenas não oferecia a agilidade necessária para digitações longas.
Mas, qual o motivo de os usuários escolherem e preferirem um netbook a um notebook maior, de 15 polegadas, que hoje em dia estão com preços semelhantes e com mais recursos como leitor/gravador de CD / DVD? A resposta, para mim, é simples: portabilidade. Nada paga estar com um netbook que aquece pouquíssimo no colo, podendo quase deitar seu display enquanto digito esse texto. Levá-lo na pasta de mão aos clientes, sem a necessidade de carregar mochilas ou bolsas imensas e feiosas. Ah, e claro: o peso! Um Netbook pesa em torno de 1 kg, bem menos que os 3kg da maioria dos notebooks atuais.
O modelo aqui testado é o Acer Aspire One A150, o modelo “NetBook” da Acer com HD de 120GB e memória de 1GB já instalada. Apesar das dúvidas entre o Acer e o Asus EEE 900, ao colocar um ao lado do outro é fácil decidir para quem usa um Mac: o design, acabamento e a cara de “notebook de verdade” do Acer dispara na frente. Além disso, o teclado do Asus de 9″ continua o mesmo do modelo de 7″, e para quem digita artigos, textos e contratos é impossível utilizá-lo com o dinamismo necessário. Não que o do One seja fantástico, mas o teclado é maior e as teclas respondem melhor.
O modelo do Acer Aspire One que chegou no TecnoRadar foi o de cor branca, apesar de lojas como Wal Mart já estarem comercializando o modelo azul. Pela internet o modelo azul parece mais interessante, porém após ter o Acer branco perolado em mãos, me dei conta do quanto é bonito e bem acabado o Acer One, mesmo o branco que não é fosco como um MacBook, porém o acabamento é ótimo.
O A150 veio com o Windows XP Home pré-instalado. Ele reside numa partição “oculta” do One, permitindo a restauração a qualquer momento, inclusive ele vem com um aplicativo chamado eRecovery que permite restaurar o sistema e/ou os drivers. Mas essa instalação do XP instala diversos aplicativos e recursos desnecessários, como demo do Office, Anti-virus trial, etc. Então decidi instalar uma versão “lite” do XP Pro. Ao contrário do modelo da Asus, o One com Windows XP (ao contrário do modelo com Linux) não vem como um DVD com os drivers, e não sei como acessar a tal partição oculta direto do XP. Mas os drivers para o Windows XP estão disponíveis no site de suporte da Acer, sendo fácil baixá-los. A instalação automática de cada (cada driver vem com o seu SETUP) tornou tudo mais simples, bastando instalar cada driver e restartar o One para que o XP estivesse ali, simples e rápido. Alguns itens como a Webcam não precisaram de driver, sendo reconhecidos automaticamente pelo XP.
A webcam apesar de ser 0.3 MP, possui uma ótima qualidade, captando bem até em baixa luminosidade. O mic também funcionou perfeito, porém os auto-falantes possuem um som bastante baixo. Claro que a proposta de um NetBook não é ter um som stereo digital surround, então não espere um som de qualidade ou altíssimo: os auto-falantes são bons para o que o equipamento propõe, e só. Caso precise, utilize as saídas de fone de ouvido disponíveis no One.
Falando em saídas e entradas, o One vem com duas entradas para cartões de memória. Um deles funciona como memória extra automaticamente detectada pelo sistema. É mais útil nos modelos do One com memória flash, de 8GB, que é pouco para o uso intensivo. Mas plugando-se um SD Card de 8GB a memória duplica automaticamente e ainda restará uma entrada para descarregar as fotos da sua câmera digital! O modelo conta com 3 portas USB 2, Ethernet, Line In, Line out e saída de vídeo.
O trackpad é pequeno, as teclas – creio que por motivo de espaço – são nas laterais, o que dificulta um pouco o uso. Ele possui recursos de rolagem automática como a maioria dos trackpads atuais, mas seu tamanho pequeno dificulta um pouco a adaptação. Apesar de pequeno e usar pouco o trackpad, ele possui resposta rápida e as configurações no sistema permite diversos ajustes que facilitam a sua utilização. Um mouse externo ajuda bastante se o uso for intenso.
O tempo de boot foi de aproximadamente 35 segundos, com o Windows XP.
Um dos pontos negativos é a duração da bateria. O modelo testado possui bateria de 3 células, porém já existe a bateria de 6 células para vender separadamente no exterior. No meu modelo com HD ela durou 2 hora e 10 minutos aproximadamente. Muito pouco para um equipamento portátil, já que uma das principais funcionalidades deveria ser a autonomia da bateria. O modelo com bateria de “6 células”, que deve durar o dobro. Nos modelos com HD Flash a bateria deve durar mais, já que há um pequeno aumento no consumo de bateria em modelos com HD.
Algo que foi notado neste modelo é o som constante das ventoinhas. Não chega a ser um barulho absurdo, mas pra quem está acostumado com Mac, que praticamente não tem ruído algum, percebe-se o som da ventoinha interna.
Instalados o Office, Photoshop, Dreamweaver, a performance do processador ATOM de 1.6GHz é muito boa. O Firefox também rodou redondo, mesmo com várias abas abertas.
O One agora lê todos os drives (inclusive os externos) conectados no meu Mac Desktop, porém só consegui acessar os arquivos no Mac via FTP.
A conclusão que eu chego é de que o One A150 é um modelo interessante a um preço ótimo para o que oferece. O HD de 120GB traz um espaço excelente para uma máquina ultra-portátil, permitindo instalar mais de um sistema operacional, além de servir de backup e ser muito rápido.
E que raiva da Apple de não lançar um produto nesta categoria…
Especificações
CPU: Intel Atom 1600 Mhz
Gráficos: Intel GMA 950
Display: 8.9″ 1024 X 600
Tipo de Display: LED b/l
RAM: 512 MB ou 1GB depende do modelo
HD: 8GB (Flash) ou HD de 120GB
Keyboard: sim
Mouse Pointer: sim
Peso: 950g
Conexões: 3 portas USB 2 / Ethernet / Wi-Fi 802.11b/g
Dimensões (comprimento/altura/profundidade): 2.48/1.70/2.9 cm
Xico Pires