|
Alguns modelos de scanners também já são alimentados pela própria porta USB, isso limita a sua capacidade e geralmente são mais lentos, mas já é um começo. Sim, ainda precisa do cabo USB mas é menos um cabo, já que o de força não é necessário!
As redes WiFi domésticas já são uma realidade e cada vez mais acessíveis. Entre os principais fabricantes de roteadores wireless estão a Apple com o airport e a D-link. Os notebooks atuais, mesmo os mais baratos já saem de fábrica com rede Wi-Fi embutida, o que permite o uso dessas redes e também a busca por redes espalhadas pelas grandes cidades, cada vez mais comum. Alguns PDAs e o PlayStation Portátil (PSP) também possuem Wi-Fi, permitindo a utilização ainda mais móvel desse tipo de conexão.
Os videogames também já entraram na onda sem fio também. Os controles dos consoles modernos como PlayStation 3, Xbox 360 e Nintendo Wii já possuem ligação com o console através de Bluetooth. Nada mais de fios para atrapalhar, arrebentar ou tropeçar…
Os celulares já se comunicam com o computador por Bluetooth, o que é muito prático, apesar de consumir muita bateria também. Mas o carregamento da bateria continua dependendo do velho carregador, o que acho difícil mudar em pouco tempo. Baterias de celulares recarregáveis através de células solares seria o ideal, ou, quem sabe, pelo movimento do próprio celular: alguém lembra dos relógios de pulso que funcionavam sem bateria, somente pelo movimento do braço?
O Bluetooth presente nos celulares não só facilita a sincronização de dados com o computador, mas também a troca de arquivos entre aparelhos. Como formato universal, os aparelhos com Bluetooth são compatíveis entre si, não importando a marca de celular. Com alcance de até 10 metros, a tecnologia veio substituir o velho IR (Infra-red ou Infra-vermelho) que para ser usado precisava ficar “emparelhado” com o outro aparelho e sem mexer, caso contrário a conexão era perdida.
A transferência de dados wireless já é uma realidade ao alcance de usuários simples, através de tecnologias como o Wi-Fi e o Bluetooth. Ambas estão em constante desenvolvimento e a cada dia lançam uma nova verão atualizada, como foi o caso do Wi-Fi 802.11g, com alcance ampliado com relação ao 802.11b. Com o Bluetooth não é diferente, a versão 2 reduz o consumo de energia pela metade e a velocidade para o dobro.
Um mundo sem fio não está tão distante. Só falta a tecnologia estar ao nosso alcance no dia a dia como algo comum e destinado a facilitar nossa vida.
Xico Pires – TecnoRadar