Navegadores Web
As soluções para navegação web em portáteis conta hoje em dia com duas grandes forças: o navegador Opera, com sua versão mobile e o Webkit, solução de código aberto usado pelo Safari, o navegador da Apple, assim como em alguns aparelhos móveis da Nokia como o smarphone E51. Os navegadores desta categoria cresceram muito em termos de compatibilidade e atualmente já são capazes de exibir conteúdo completo de sites exibindo CSS, Javascript além de recursos multimídia. Algumas opções entre os sistemas portáteis hoje em dia trazem uma verdadeira experiência online sem que o usuário precise sentir falta do seu computador de mesa ou portátil.
Blazer
O Blazer 1.0 foi lançado e disponível gratuitamente em 2000 para o Palm OS. O produto permitia a visualização de HTML, WAP e i-Mode. Na época, o fabricante Blue Lark se orgulhava em informar que o navegador renderizava os textos primeiro e depois as imagens e outros objetos, para aumentar a velocidade de navegação. A Blue Lark foi adquirida pela Handspring que por sua vez foi comprada pela Palm posteriormente. O Blazer continuou com suas versões até a atual 4.5.
NetFront
Um dos mais usados na plataforma Palm, o NetFront não ficou parado no tempo e adicionou novos recursos como leitor de RSS e zoom. O NetFront também está presente no Sony PSP, cujo navegador é baseado nele. Disponível para diversos sistemas móveis como Symbian e Windows Mobile, o NetFront é uma ótima escolha e custa 30 dólares.
Opera Mobile
Com versões para Symbian S60 e Windows Mobile, o Opera Mobile possui diversos diferenciais como suporte a Flash lite, ajuste automático de tela de acordo com o tamanho do display – recurso muito útil para telas pequenas – e ótima compatibilidade com sites em geral. O Opera mobile não é gratuito, custa 24 dólares porém seus recursos são tão bons que ao usá-lo percebe-se que vale a pena pagar pelo navegador.
Internet Explorer Mobile
Também conhecido como Pocket Internet Explorer, o browser da Microsoft para equipamentos Pocket PC teve sua estréia no sistema operacional Windows CE 1.0, lançado em 1996. Atualmente é um navegador com vários recursos incluindo suporte à iframes, FTP, entre outros.
Mobile Safari
O Safari é o navegador utilizado no iPhone, baseado no Webkit. Com ótima compatibilidade com os padrões da web, incluindo javascript e css, o navegador permite abertura de múltiplas páginas mas ainda sofre com as limitações do sistema operacional do iPhone, que não permite sequer salvar as imagens visualizadas (o que será corrigido na próxima versão). Assim como o Safari que também tem versão para Windows, seria interessante ver uma versão para Windows Mobile ou, ainda, para o Symbian do Safari Mobile.
Aplicações móveis
Muito do gostinho de aplicativos úteis para carregar no bolso já estão disponíveis, e muitos possuem interface carregada através da própria web. O que falta é o valor das tarifas Edge e 3G ficarem mais baratas, mas isso vem com o tempo. Enquanto isso, o acesso WiFi em lugares públicos também é uma opção, desde que o aparelho móvel possua o recurso. Pontos WiFi gratuitos não são tão difíceis de encontrar em grandes cidades.
Alguns exemplos de aplicativos interessantes:
Google Maps
Os recursos de navegação online não se restringem aos browsers web. O Google Maps Mobile, por exemplo, pode ser um mão na roda em muitos momentos. Recentemente me surpreendi ao acessar o Maps num local no Rio de Janeiro e ele já exibia o local aproximado da minha localização de acordo com torres próximas das operadoras de celular. E melhor ainda, ao digitar o nome de uma loja no campo de busca ele imediatamente mostrou a localização no mapa da loja mais próxima de onde eu estava, o endereço e telefone da loja mais próxima. Para os que precisam mas não possuem um sistema GPS, pode ser uma opção útil. É um software muito bom e bem construído, possuindo versões para celulares que rodam java e smartphones.
Mensagens Instantâneas
Aplicativos de mensagem instantânea também são úteis. O Skype possui versão para Windows Mobile e Nokia N800/N810, porém para outras plataformas ainda é necessário o uso de aplicativos extras, como o Fring, aplicativo que possui uma versão recém-lançada inclusive para o iPhone, permitindo conectar ao Skype, MSN, ICQ e outros protocolos de troca de mensagens instantâneas e em alguns casos utilizar o serviço VOIP.
To do List
O Remember the Milk é um dos serviços mais completos e funcionais quando se fala em To Do List, possuindo aplicativos via web com interface própria para celulares e iPhone / iPod Touch, bastando fazer cadastro gratuito e acessar o serviço online.
Gerenciamento Financeiro
O Clear CheckBook permite o gerenciamento financeiro online com relatórios e traz uma nova interface para o iPhone / Touch. O ClearCheckBook tem, ainda, o Checkbot, um sistema que permite atualizar a conta online de qualquer lugar usando mensagens de texto do MSN, Yahoo! ou Google Talk. Basta enviar alguns códigos e receber o balanço, adicionar depósitos, entre outras funções interessantes.
Hardware
A questão do hardware para navegação móvel ainda é muito controversa. O iPhone trouxe um ótimo display e um sistema de digitação novo, com o seu teclado virtual, porém faltam aplicativos realmente úteis, o que deve mudar em breve com o lançamento oficial de aplicativos vendidos através da iTunes Store em junho próximo. A maioria dos smartphones com Symbian possuem telas ótimas, grandes e de qualidade excepcional como é o caso do Nokia N95, porém a forma de digitação através do teclado alfanumérico do celular requer sempre paciência, apesar da auto-correção ser sempre um ponto a favor. Nos modelos com teclado QWERTY como os Palms Treo, HTC e outros, a facilidade existe, mas para quem tem dedos pequenos, além da presença do tecladinho prejudicar o tamanho da tela.
Talvez o aparelho e interface ideal para a navegação móvel ainda não tenha sido criado, ou só esteja presente em filmes e séries, como o comunicador Global do extinto seriado “Earth: final conflict”, com tela flexível que se recolhia ao fechar o aparelho. A tecnologia já existe, é só alguém colocar em prática.
Xico Pires