A linha Moto Z foi lançada em 2016 pela Lenovo / Motorola e veio com novidades que deixaram felizes os fãs da Motorola, que não viam nada muito interessante desde o lançamento do Moto X, em 2013.
Moto Z e Moto Snaps
O Moto Z trouxe junto os Moto Snaps – aqueles acessórios modulares que prendem no smartphone através de pinos magnéticos, além de uma espessura impressionante de 6mm, tornando-se um dos modelos mais finos lançados até aquele ano. A tela, de 5.5 polegadas veio com display AMOLED com cores nítidas e contraste característico desse tipo de tela, que traz também uma boa economia de energia.
Os snaps foram um tiro certeiro da Motorola, trazendo recursos extras ao Moto Z como bateria externa, caixa de som, projetor, câmera com novos recursos, entre outros. A novidade foi bem recebida pelo público e as avaliações positivas colocaram a Motorola no topo das empresas inovadoras, principalmente depois do fiasco da LG com o seu G5, também com acessórios modulares mas que eram pouco práticos de usar e tornavam o aparelho um verdadeiro trambolho. A Motorola acertou com os Moto Snaps e manteve a compatibilidade em todos os modelos da linha Z lançados até hoje: mais um ponto para a Big M!
https://www.youtube.com/watch?v=cne49I4quHc
Moto Z Play
Apresentado em agosto de 2016, o Moto Z Play trouxe uma característica que agradou muito os gamers e fez valer o sobrenome, Play: uma bateria de 3510 mAh capaz de dar vida ao Z Play por até 50 horas, como mostraram alguns testes moderados.
O Moto Z Play foi vendido em 3 cores: preto, branco e dourado.
A traseira de vidro trouxe muito estilo ao Moto Z, apesar das reclamações dos usuários que, em alguns casos, citam arranhões causados pelos Snaps ou até mesmo pelo uso no dia a dia. Um snap com uma tampa traseira é item obrigatório nesse modelo.
Moto Z2 Play
Lançado em junho de 2017, o Moto Z2 Play continuou a compatibilidade com os Moto Snaps, acrescentando alguns Snaps há muito aguardados, como o que permite adicionar controles de gamepad ao Moto Z.
O Z2, no entanto, foi muito criticado por sua bateria de 3000 mAh, menor que o modelo anterior. Mas diversos testes mostraram que a diferença final da autonomia não era muito diferente do modelo original, o Z Play, pois a Motorola fez diversas otimizações no sistema e a ajuda do processador mais eficiente também colaborou.
O Z2 Play, graças a menor bateria e por isso mais fina, ficou com a espessura de apenas 6mm, permitindo uma “pegada” interessante. Além disso, seu peso ficou menor: o Z2 Play pesa apenas 145 gramas contra 165 gramas do Moto Z Play. A traseira de metal ao invés de vidro, a espessura e o peso levíssimo para um smartphone de 5.5 polegadas permite uma pegada única no aparelho.
Apesar da espessura, a Motorola conseguiu manter o conector de fones de ouvido, também presente no Moto Z Play. Os fones de ouvido bluetooth começam a dominar o mercado, mas há quem prefira os velhos fios enrolados dos fones normais, até mesmo por já ter investido em produtos de qualidade.
O Moto Z2 Play foi comercializado nas cores cinza, dourado e azul. Sendo que no Brasil a Motorola comercializa as versões cinza com frente preta e dourada com frente branca.
Moto Z3 Play em 2018
O recém-lançado Moto Z3 Play tem como característica principal a tela, que a Motorola chamou de Tela Infinita Max Vision Full HD+ de 6″. Com a redução das bordas superior e inferior, o Moto Z3 Play ganhou uma tela maior que seus irmãos mais velhos.
A câmera traseira trouxe melhorias, agora ela é dupla e inteligente 12+5 MP, capaz de reconhecer lugares e objetos. A câmera frontal, destinada à selfies possui 8 MP, porém sem o Flash Led da câmera frontal, que estava presente nos modelos anteriores.
Como foi lançado antes da Copa do Mundo, a Motorola deu bastante ênfase ao snap de TV Digital, que adiciona, além do receptor, uma bateria extra de 2800 mAh ao Moto Z.
Uma alteração bem-vinda foi a mudança do sensor de digitais para a lateral no Moto Z3 Play, ficando próximo ao botão de ligar/desligar. Com a redução das bordas e a traseira ficando para os Snaps, o sensor de digitais ganhou uma excelente localização. Apesar de ter ficado um pouco mais grosso, o Moto Z3 Play perdeu a entrada para fones de ouvidos.
O Z3 Play ficou um pouco mais pesado que seu antecessor (156 gramas contra 145 gramas do Z2 Play) e com uma espessura ligeiramente maior (6.8 mm contra 6 mm do Z2 Play). Nada que vá atrapalhar a pegada do novo modelo. A traseira voltou a ser de vidro, como no Moto Z de primeira geração.
Com a mesma capacidade de bateria do seu antecessor, o Z3 Play traz 3000 mAh de carga máxima. O conector USB tipo-c também é o mesmo dos seus dois irmãos mais velhos. O modelo só está sendo comercializado na cor azul indigo.
Tabela das especificações do Moto Z Play, Z2 Play e Z3 Play:
|
E você, qual o seu Moto Z preferido? Será que vale realmente a troca pelo novo modelo 2018? Veja comentários no nosso grupo no Facebook!