Fino, com design caprichado e diferenciado como tudo o que a Apple faz, o iPhone conseguiu chamar a atenção de toda a mídia graças ao “hype” gerado por Steve Jobs em sua apresentação, no início do ano. Mas falta muito para o iPhone se tornar o aparelho dos sonhos.

O alto preço é um dos fatores que afastarão usuários comuns. Quem compra um iPhone precisará estar casado com a operadora AT&T dos EUA durante no mínimo dois anos, e não poderá assistir animações criadas com o plugin flash no Safari, o navegador de web que acompanha o aparelho. Mas essa não é a principal limitação do iPhone. Análises recentes do aparelho relatam que não é possível gravar vídeos com sua câmera, coisa que até um Nokia de R$ 250,00 pode fazer. O que houve com a Apple? Excesso de trabalho, talvez. E de compromisso. O lançamento do iPhone não poderia passar de junho, isso comprometeria suas ações e a empresa já havia adiado o lançamento da próxima versão do sistema operacional Leopard para outubro.


A memória interna do iPhone também não pode ser aumentada. A versão com 8GB é mais do que suficiente para a maioria dos usuários, mas não para sempre. O iPhone não tem slot para expansão de memória e sua bateria também terá que ser trocada na própria Apple, já que não é simples trocá-la para o usuário comum.

Em comparação a outros sistemas para smartphones, o Mac OS X do iPhone também fica a dever. É possível visualizar documentos do Excel e Word, porém sem editá-los. Sistemas como Symbian, Palm e, claro, Windows Mobile já possuem há anos programas que permitem não só a visualização, mas também a edição de arquivos Office, algo essencial para o dia a dia. O envio de mensagens multimídia MMS no iPhone também não está presente neste primeiro momento, inexplicavelmente.

ImageNão há jogos para o iPhone! A Apple com certeza irá disponibilizar um site com downloads para o iPhone, mesmo não liberando totalmente o desenvolvimento de software à terceiros, somente através de web 2.0. Mas, por enquanto, o iPhone é o smartphone com menos aplicativos para download que há no mercado. A Apple precisa abrir o olho urgente com relação a isso!

A boa notícia é que o sistema do iPhone é atualizável, o que significa que a Apple deverá lançar várias atualizações para que o aparelho fique de acordo com a vontade e a necessidade dos usuários.

É claro que digitar no teclado virtual do iPhone deve ser algo fantástico, e carregar um aparelho multimídia com tantos recursos e tão estiloso será um prazer incrível para seus felizes possuidores. Eu esperaria a versão iPhone 2.0.

Veja o iPhone em ação nesse vídeo da CBS americana

Página do iPhone

Comerciais do iPhones

Autor: Xico Pires – TecnoRadar