O WhatsApp Gold é um malware que surgiu no passado, e agora está de volta ameaçando os usuários do app de comunicação mais utilizado no Brasil e em boa parte do mundo. Ao clicar no link da suposta atualização, você pode estar instalando um vírus que pode danificar o seu celular, por isso muita atenção ao receber mensagens e links compartilhados no app.
Whatsapp Gold é vírus
Este vírus apareceu pela primeira vez em 2016, sendo conhecido como WhatsApp Gold. Ele incentiva você a baixar uma versão “nova” do app por meio de um link enviado por mensagem. É exatamente desse modo que os hackers conseguem invadir o seu smartphone e até mesmo roubar seus dados.
Em 2016, a mensagem que incentivava a atualização para a versão Gold dizia que instalaria novos recursos, como bate-papo por vídeo, a capacidade de enviar 100 fotos de uma vez em uma única mensagem, além de uma nova maneira de excluir mensagens.
O pior: muitos usuários que não sabiam do vírus, clicaram no link enviado, o que causou diversos problemas em seus aparelhos. Por isso, todo cuidado é pouco! A mensagem que divulga o Whatsapp Gold está de volta em 2019.
Versões alternativas do Whatsapp
Outro problema que os desenvolvedores do Whatsapp tentam limitar é sobre as versões alternativas do Whatsapp. Alguns programadores lançaram versões compatíveis com a rede do Whatsapp, porém não oficiais. Esses apps são baixados da internet por sites e é necessário dar autorização para o sistema instalá-los. O Whatsapp Plus e Whatsapp GB são exemplos mais comuns. Apesar de adicionarem novos recursos, esses apps podem fazer com que o Whatsapp cancele a sua conta por um tempo determinado ou, até mesmo, indefinidamente. Por isso, todo cuidado é pouco no uso de apps alternativos.
Segurança ponto-a-ponto
Você provavelmente compartilha mensagens, fotos, vídeos e arquivos através do Whatsapp. Então, saiba que a empresa implementou a criptografia de ponta-a-ponta nas últimas versões do aplicativo. Quando suas mensagens e ligações são criptografadas de ponta a ponta, elas estão seguras de maneira que somente você e a pessoa com quem você está se comunicando conseguem lê-las ou ouvi-las. Ninguém mais conseguirá, nem mesmo o WhatsApp.
Atualize pela loja
As atualizações do Whatsapp devem ser feitas somente através da própria loja de aplicativos, seja da Google Play ou da Apple Store.