Após registrar alguns programas sharewares, ao longo do tempo comecei a pesquisar as possibilidades do mundo freeware com programas que supram as minhas necessidades no dia a dia. A maioria encontrada possui versões para mais de um sistema operacional, e até mesmo os serviços gratuitos online têm me surpreendido pela sua funcionalidade. Eu sei que para quem utiliza Linux usar programas freeware é muito comum, porém para outros sistemas operacionais algumas vezes nem sabemos que eles existem e que podem, sim, substituir os programas comerciais. Lembro que alguns softwares não são exatamente grátis, mas sim “donationware”, ou seja, você pode usar como gratuito porém o autor espera que você colabore com algum valor (geralmente o mínimo é 5 dólares) caso o programa seja útil. E alguns programas realmente são úteis e tornam-se indispensáveis.

Internet

Quem trabalha com criação e desenvolvimento de websites sabe que que o Dreamweaver da Adobe é o carro chefe. Na busca por uma opção gratuita, o Kompozer me surpreendeu. Trata-se de uma versão que corrige bugs do NVU, um sistema completo para composição de sites em html baseado no Gecko (Mozilla) com recursos interessantes como WYSIWYG, Preview, gerenciador de arquivos, entre outros. O Kompozer possui versões para Mac, Linux e Windows.

Entre os editores de PHP e HTML, achei no Eddie uma boa opção, ideal para quem desenvolve em C/C++. Originalmente escrito para o BeOS, atualmente disponível para Mac OS X e Gnome Linux. O Eddie possui undos ilimitados, reconhecimento de syntax para C/C++, makefiles, assembly, HTML, JavaScript, Lua, Konfabulator e muitos outros formatos, atalhos customizáveis, find/replace em múltiplos arquivos, entre outros.

No quesito navegadores as opções são muitas. Tenho experimentado o novo Netscape 9 e gostado muito. O Firefox já é conhecido como um dos melhores navegadores gratuitos e tem sido a melhor opção no Windows, porém para Mac ele é lento e não utiliza a interface padronizada. O Netscape 9 é um pouco mais rápido e compatível com as extensões e temas do Firefox, além de trazer novos recursos como o mini browser que permite comparar lado a lado páginas na internet e o LinkPad que armazena links de uma página sem precisar inserir nos bookmarks.

O Opera já é gratuito há algum tempo, e também possui versões para Windows, Linux e Mac. O Flock me surpreendeu com a quantidade de recursos para quem tem blog ou gosta de subir fotos para flickr ou outros sites de compatilhamento. Ele traz várias ferramentas úteis e utiliza a engine do Mozilla, assim como o Firefox. E, por último, o Safari da Apple tem sido o meu navegador principal no Mac, agora com versão beta para Windows.

Para quem bloga o Qumana é uma opção gratuita porém poluída, para quem quer subir posts e imagens para o seu blog sem precisar logar-se via web. O Qumana permite que o usuário se inscreva num sistema próprio de parceria para ganhar algum dinheiro mas não sei se isso funciona na prática. A opção que achei mais interessante para quem precisa de um software assim é o Scribefire, uma extensão para Firefox e Netscape 9 que faz do ato de blogar algo muito simples, permitindo envio de fotos, rever posts já inseridos e tem até notepad para colocar posts que ainda estão sendo editados.

Gráficos

O já conhecido GIMP traz versões para Windows, Mac e Linux. A versão para Mac roda através da interface X11, que permite rodar aplicativos desenvolvidos para a interface X Windows no Mac OS X, facilmente instalada pelos discos originais do Mac OS ou por download no ADC (Apple Developer Connection). O Gimpshop é um editor de imagens que nada mais é do que um GIMP feito para ser mais amigável para usuários que utilizam o Photoshop, com atalhos modificados para ficarem mais com a cara do PS. Criado originalmente para o Mac OS X, o Gimpshop foi portado para Windows, Linux e Solaris.

Office e Produtividade

O OpenOffice é o carro-chefe quando se fala em Office gratuito para Linux e Windows. No Mac há a versão “aquaficada”, ou seja, com a interface Aqua, chamada NeoOffice, baseada no OpenOffice. Este último possui uma versão localizada chamada BrOffice.

O OpenOffice/NeoOffice é, sem dúvida, uma das melhores soluções gratuitas disponíveis para todas as plataformas.

O AbiWord é uma opção gratuita em processamento de textos, abre mais rápido do que o OpenOffice e possui compatibilidade com arquivos do Word e de outros programas, com versões para diversos sistemas operacionais incluindo Linux e Mac.

O Google Docs também tem sido útil. A idéia de não precisar me preocupar com backup (será?) e poder ter os arquivos sempre disponíveis, em qualquer lugar, acessível de qualquer computador é muito boa! O editor de textos é bastante funcional e prático, mas o editor de planilhas deixa a desejar em vários itens. Não vou me aprofundar muito no Google Docs pois dá pra escrever um artigo inteiro sobre o poder desses sistemas online, mas posso dizer que tenho usado para editar textos simples e a agenda do Google (calendário) já faz parte do meu dia a dia, substituindo totalmente meu programa offline.

Idéias

Se você tem idéias e anota tudo no papel saiba que o FreeMind pode ajudá-lo e muito! Aquele projeto em andamento, aquelas idéias mirabolantes que vêm à cabeça e você precisa anotar rapidamente. O Freemind é desenvolvido em Java e é um software de alta qualidade e utilidade. Possui versões para Linux, Windows e Mac OS X.

Senhas

O KeePassX é a versão para Mac OS do Keepass, um gerenciador de senhas que usa encriptação para armazenar a sua coleção de senhas, seriais, entre outras coisas. Possui uma interface prática e funcional, além de ter versões para Windows, Linux e Mac OS. O KeePass possui, ainda, uma opção para criar senhas seguras totalmente customizável. A janela do aplicativo é muito interessante e permite inserir ícones para ilustrar de forma mais agradável visualmente a lista de senhas. A encriptação utiliza um algoritmo com chave de 256 bit, o que pode considerar que os dados serão armazenados de forma bastante segura.

Finanças

Se você não precisa de um Money ou de um Quicken para organizar suas finanças, que tal um freeware simples, disponível para Windows, Mac e Linux? O Buddi é o que você procura. O Buddi é feito em java e permite múltiplas contas, categorias e exibe gráficos de performance das suas economias. Se é hora de começar a economizar, e porque não deixar seu computador fazer o controle para você?

Multimídia

O VLC é velho conhecido e considerado uma das melhores opções em players multimídia para todas as plataformas. Se o objetivo é assistir vídeos na internet ou do seu computador, o Miro é a novidade que permite organizar, baixar vídeos do YouTube e assinar conteúdo de TV online. Para Windows, Linux e Mac.

Descobrir programas grátis para uso no dia a dia é uma tarefa que necessita garimpagem e uma boa dose de crítica, pois é necessário verificar se o programa supre as necessidades básicas, se tem atualizações periódicas, etc. Para quem está começando no mundo da informática e precisa de suporte, também pode ter problemas com softwares gratuitos, pois se não houver manual ou tutorial que seja suficiente para o aprendizado ou, ainda, fóruns de suporte online, é melhor procurar uma opção shareware. Todos os softwares aqui apresentados têm sido muito útil para mim, e o melhor, são grátis!

Autor: Francisco Pires